Carregando

RR – Lideranças Wapichana da Região Serra da Lua denunciaram que pescadores não índios do Município de Bonfim estão entrando na TI

UF: RR
Município Atingido: Bonfim (RR)
Outros Municípios: Bonfim (RR)
População: Povos indígenas
Atividades Geradoras do Conflito: Atividades pesqueiras, aquicultura, carcinicultura e maricultura
Impactos Socioambientais: Pesca ou caça predatória
Danos à Saúde: Desnutrição, Insegurança alimentar, Violência - ameaça

Síntese

As lideranças Wapichana da Região Serra da Lua denunciaram que pescadores não índios do Município de Bonfim estão entrando na TI Manoá-Pium, nas imediações da comunidade Cachoeirinha do Sapo, onde praticam pesca predatória para comercializar tartarugas e peixes no rio Tacutu.

Contexto Ampliado

Grande parte das terras na região do Taiano, Amajari e Serra da Lua, foram demarcadas sem a participação das comunidades. Os principais recursos naturais foram excluídos das terras indígenas ou ficaram em pequenas porções. A demarcação se deu nas beiras dos igarapés, dentro das áreas indígenas e serviram de pretexto para os fazendeiros impedirem a pesca, caça e extração das palhas dos buritizais. As populações indígenas seriam obrigadas a transgredir os limites das terras demarcadas para sobreviverem.

Nas assembléias, as lideranças fazem a denúncia e acabam sem retorno ou notícias de possíveis soluções para o impasse. Requerem com urgência a ampliação das TIs Serra da Moça/Taiano, Canauanin, Jabuti, Malacacheta, Manoá-Pium (região Serra da Lua); Ponta da Serra e Aningal, (Amajari).

O povo Manoá-Pium sofre com a pesca predatória. Os líderes indígenas buscam o caminho de suas demandas através dos Congressos Indígenas e clamam por fiscalização e nova demarcação das TIs.

A repressão imposta pelo Ibama não está coibindo o crescimento das atividades ligadas ao turismo e à pesca recreativa que interferem diretamente em terras indígenas.

Última atualização em: 05 de janeiro de 2010

Fontes

Carta da 35ª Assembléia dos Povos Indígenas do Estado de Roraima ? 2006 (10/02/2006) Disponível em http://www.cir.org.br/noticias.php?id=171 Acesso em 27 de agosto de 2009.

Conquistando nossas terras com a luta, união, dignidade e respeito! Disponível em http://www.adital.org.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=21190 Acesso em 28 de agosto de 2009.

Comunidades indígenas são atendidas com energia Disponível emhttp://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=60402 Acesso em 29 de agosto de 2009.

DAUDT, Felipe. Os Rumos da Pesca Predatória. Disponível em http://www.institutoaqualung.com.br/info_rumos51.html Acesso em 28 de agosto de 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *