Carregando

SP – Companhia produtora de nitrocelulose, ácido fluorídrico e fluoreto de alumínio tem provocado acidentes do trabalho e ambientais desde 1935

UF: SP
Município Atingido: São Paulo (SP)
Outros Municípios: São Paulo (SP)
População: Comunidades urbanas, Operários
Atividades Geradoras do Conflito: Indústria química e petroquímica
Impactos Socioambientais: Poluição atmosférica, Poluição de recurso hídrico, Poluição do solo
Danos à Saúde: Acidentes, Doenças não transmissíveis ou crônicas

Síntese

Desde a sua instalação em São Miguel Paulista, a Companhia Nitro-Química Brasileira tem provocado acidentes do trabalho e ambientais. Atualmente está nas mãos do Grupo Votorantim. Foi investigada como uma das principais empresas poluidoras da cidade pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos danos ambientais da Câmara Municipal de São Paulo.

Contexto Ampliado

Em 1935, em São Miguel Paulista, foi instalada a Companhia Nitro-Química Brasileira, em terrenos localizados próximos ao rio Tietê e ao córrego Itaquera. A facilidade de transporte oferecida pela ferrovia, o preço relativamente baixo da terra e a proximidade dos cursos d?água, que garantia o escoadouro dos detritos resultantes do processo produtivo, eram atrativos para a empresa. Em meados do século passado, a Companhia Nitro-Química Brasileira ocupava uma área de 200.000 m2 e empregava 8.000 operários, produzindo, entre outros produtos, ácido sulfúrico, tintas e sulfato de sódio.

Atualmente, a Nitro Química é a maior produtora brasileira de nitrocelulose, ácido fluorídrico e fluoreto de alumínio, além de fabricar ácido sulfúrico para uso próprio com o excedente comercializado no mercado interno, que é usado na mineração, metalurgia, indústria química e petroquímica.

Nos anos 30, quando a indústria fez sua primeira descarga de resíduos no Tietê, a mortandade de peixes foi tão grande que eles se acumularam aos milhares nos remansos dos rios, cobrindo a superfície das águas. Durante décadas a Nitro-Química gerou contaminação ambiental e foi cenário de acidentes de trabalho, como ol que matou um funcionário e feriu cinco em 16 de novembro de 1997 devido a uma explosão em um digestor do setor de fabricação de nitrocelulose.

Em setembro de 2006, um vazamento de gás causou intoxicação e tumulto no centro do bairro. Nessa oportunidade, uma massa de 70 litros de gás de dióxido de enxofre, produzida por um erro de operação atingiu as plataformas da estação de trem da CPTM de São Miguel Paulista e espalhou-se pela região central onde se concentra a maior parte das lojas, comércio ambulante e escritórios, causando intoxicação, inflamação das vias respiratórias, náuseas e até desmaios. Segundo a doutora Elizabete Michelete, superintendente da Autarquia Hospitalar de Ermelino Matarazzo, 24 pessoas foram encaminhadas para hospitais com vômito, enjôo, ardência nos olhos e pressão baixa.

De acordo com matéria publicada pelo Jornal Acontece Agora, de São Paulo, a Nitroquímica informou que uma brusca mudança na direção do vento fez com que a propagação dos gases saíssem do seu curso normal e chegasse ao centro de São Miguel. É curioso que a empresa do Grupo Votorantim, que no seu site diz ter responsabilidade social corporativa com o meio ambiente,- considere que possa existir um ?curso normal? para o bióxido de enxofre, gás responsável pelo fenômeno da chuva ácida, que afeta a saúde da população, além de contaminar e degradar os ecossistemas dentro de uma grande superfície desde o ponto de emissão.

Na mesma matéria o Diretor do Sindicato dos Químicos sub-sede de São Miguel informou que após avaliação conjunta do sindicato e da vigilância sanitária ficou evidente que a a empresa precisaria implantar novos mecanismos para garantir mais segurança aos trabalhadores e à população em geral.

Na primeira metade do século passado, a Nitro-Química foi um grande estímulo à ocupação mais intensa de São Miguel. Muitos operários, com suas famílias, procuravam morar perto do lugar onde trabalhavam, evitando, assim, deslocar-se pela cidade. Em 1934, São Miguel tinha 2.224 habitantes, em 1940, eles passaram a 7.700 e, em 1950, eram 39.376. São Miguel Paulista tem uma população de mais de 370 mil habitantes.

Em 27 de outubro de 2009, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Danos Ambientais, da Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma proposta para fazer uma inspeção conjunta com nas instalações da Nitro Química Brasileira, empresa do Grupo Votorantim, em São Miguel Paulista, na zona leste.

Se depender do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Companhia Nitro Química Brasileira continuará no mesmo no local em que está instalada há mais de 70 anos, e que hoje está totalmente urbanizado. A diretoria do BNDES aprovou um financiamento para a empresa do Grupo Votorantim. A operação de crédito, no valor de R$ 27,3 milhões, equivale a 42% do investimento e permitirá que a empresa modernize seu processo industrial e amplie para 33 mil toneladas/ano a capacidade de produzir nitrocelulose, que hoje é de 24 mil toneladas/ano. A empresa já é a terceira maior fabricante de nitrocelulose do mundo.

Última atualização em: 25 de fevereiro de 2010

Fontes

BNDES financia nitrocelulose da Votorantim ? Disponível em
http://www.dabra.com.br/newsletter/anave73.htm

Câmara Municipal de São Paulo. Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar responsabilidades pela poluição sonora, atmosférica, da água, do solo e do subsolo, além dos passivos ambientais, no âmbito do Município de São Paulo. Relatório Final ? Disponível em
http://www.paulofrange.com.br/dnn/Portals/2/Relat%C3%B3rio%20Polui%C3%A7%C3%A3o.pdf

CPI vai inspecionar Nitro Química. ? Disponível em http://www.camara.sp.gov.br/cr0309_net/forms/frmNoticiaDetalhe.aspx?n=1444

Rumo ao Leste: Meio Ambiente e Ocupação Urbana ? Disponível em
http://www.adrianodiogo.com.br/_downloads/Sesc/impressao.pdf

Técnicos da Covisa esclarecem dúvidas à CPI ? Disponível em
http://vereadorespps.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

Vazamento de gás na Nitroquímica causa intoxicação e tumulto no centro de São Miguel. Disponível em
http://www.saomiguelpaulista.com.br/portal/?secao=news&id_noticia=246&subsecao=15

Votorantim ? Responsabilidade Social Corporativa ? Meio Ambiente. Disponível em http://www.votorantim.com.br/pt-br/responsabilidadeSocialCorporativa/meioAmbiente/Paginas/meioAmbiente.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *